Como curar ressaca rápido, um artigo pra quem encheu o pote!

Pessoa-de-ressaca-no-ambiente-de-trabalho-ingerindo-liquido-para-curar-a-ressaca-rapido


Curar a ressaca rápido é o objetivo mais comum após toda a diversão do período de festas, o excesso de bebidas alcoólicas e comidas gordurosas cobra seu preço logo na manhã seguinte, e nada melhor que receitas naturais e dicas simples para pôr tudo nos eixos novamente.

A ressaca alcoólica é definida como as alterações físicas e mentais provocadas pelo consumo de álcool, e se apresenta de forma única para cada pessoa.

Isso pode ocorrer por influência genética, quantidade de álcool ingerida, idade, sexo, condições de saúde, estilo de vida, entre outros fatores que tenham influência no metabolismo.

Sintomas da ressaca alcoólica 

Pessoa-em-ambiente-pos-festa-aparentando-precisar-curar-a-ressaca-rapido


Assim como, a ressaca pode se apresentar de forma diferente para cada pessoa, os sintomas também podem variar, tanto em suas características como na intensidade. Os sintomas mais comuns da ressaca são: 

Alterações no sono

Ausência ou distanciamento da realidade

Boca seca

Confusão mental

Desconforto gástrico

Desequilíbrio

Desequilíbrio hidroeletrolítico

Desidratação

Dor de cabeça

Dor muscular

Dor muscular

Dor no corpo

Enjoo

Febre

Fraqueza

Hipoglicemia

Irritabilidade

Redução da capacidade mental

Redução da coordenação motora

Redução dos reflexos

Sede excessiva

Sensibilidade a luz

Sensibilidade ao som

Taquicardia

Tremores

Visão turva ou embaçada

Vômito

O que causa a ressaca

Os sintomas da ressaca costumam surgir por volta de 6 horas depois do consumo de álcool e duram em média 24 horas, porém se você não se hidratar os desconfortos podem persistir por mais tempo.

São causados pela intoxicação, desidratação e sobrecarga hepática, provocados pela metabolização do álcool e das substancias que se formam devido a sua fermentação no corpo.

Como evitar a ressaca alcoólica

Essa dica seria a mais simples, “beba com moderação”, a ressaca pode ocorrer com a ingestão de quantidades moderadas de álcool, porém, e bem mais comum quando há exageros, o famoso “meter o pé na jaca”.

E como sabemos que, beber com moderação não está na lista de atividades de muita gente em época de festas, vamos as dicas mais importantes.

5 dicas para evitar a ressaca

Texto-como-evitar-a-ressaca


1. Hidrate-se, beba muito líquido antes durante e depois de consumir álcool. 

A desidratação provocada pela ingestão de álcool é uma das principais fontes dos sintomas da ressaca, por isso a ingestão de líquidos ricos em sais minerais e eletrólitos e extremamente recomendada. Água de coco e suco de melancia são ótimos para prevenir e combater a ressaca.

2. Consuma alimentos e bebidas ricos em vitaminas, minerais e que possuam propriedades antioxidantes.

O álcool derruba os níveis nutricionais do organismo, o que potencializa o mal-estar típico da ressaca e a debilidade do organismo, alimentos ricos em vitaminas A, C e E, são geralmente ótimos antioxidantes e vão mitigar os efeitos negativos do álcool a nível celular, combatendo o estresse oxidativo.

3. Não consuma bebidas alcoólicas de estômago vazio.

O álcool tem uma taxa de absorção maior quando ele é ingerido por alguém que não se alimentou adequadamente, antecipando a ressaca e provocando sintomas mais intensos.

4. Consuma alimentos e bebidas com propriedades benéficas para saúde do fígado.

Com a proximidade dos eventos festivos, e já sabendo que o fígado vai precisar trabalhar ao máximo, nada melhor que consumir alimentos que favoreçam a capacidade hepática de eliminar toxinas.

Nessa dieta pré-festas podem ser adicionados as verduras de cor verde escuro, frutas, beterraba, cúrcuma, alho, nozes, azeite, quinoa e muitos outros alimentos leves e nutritivos.

5. Evite produtos ricos em cafeína.

Para quem pretender "beber um pouco além da conta" evitar a ingestão de cafeína e essencial, dessa forma o fígado vai estar pronto para processar as toxinas geradas pela ingestão de álcool, e curar a ressaca rápido.

Como curar a ressaca rápido com receitas naturais

Para quem já bebeu tudo que podia e literalmente “encheu o pote” desintoxicar e reidratar são os objetivos principais para uma recuperação rápida da ressaca.

Chá de gengibre para curar a ressaca

Xícara-de-chá-de-gengibre-bebida-indicada-para-curar-a-ressaca-rapido


O gengibre favorece a eliminação do álcool do organismo, é um antioxidante e um anti-inflamatório natural, além de reduzir os enjoos e vômitos característicos em quem está sofrendo com os sintomas e quer curar rápido a ressaca do dia seguinte.

Ingredientes

200ml de água 

Um pedacinho de gengibre de no máximo 5cm.

Açúcar à gosto

Modo de preparo

Leve a água e o gengibre, que deve estar cortado em fatias finas, ao fogo médio e deixe ferver. Quando levantar fervura abaixe o fogo e deixe mais uns três minutinhos. Apague o fogo e deixe esfriar.

Formas de consumo

O chá de gengibre pode ser consumido puro, ou adicionado de outros ingredientes saborosos e que vão combater os sintomas da ressaca como folhas de hortelã, gotas de limão ou rodelas de laranja.

Com o chá de gengibre já pronto e em temperatura ambiente, você pode optar também por leva-lo ao liquidificador com frutas como a melancia, melão, laranja, limão ou morangos, vira um suco maravilhoso e super revigorante. 

O consumo de gengibre não é indicado para pessoas com problemas relacionados a pressão arterial, coagulação sanguínea e estomacais.

Suco de melancia com morango para reidratar e se livrar da ressaca

Copos-de-suco-indicados-para-curar-a-ressaca-rápido


A melancia é rica em vitaminas e sais minerais, vai ajudar a reidratar o corpo e repor esses nutrientes que foram perdidos com a “bebedeira” do dia anterior, além de ser um diurético natural, que vai favorecer a eliminação das toxinas decorrentes do consumo excessivo de álcool. O morango não fica atrás, é rico em vitaminas, minerais e antioxidantes.

Ingredientes

100 gramas de morangos

100 gramas de melancia

1 litro de água

Açúcar à gosto

Modo de preparo

Essa parte não tem segredos, e só bater tudo no liquidificador com bastante gelo, adoçar à vontade e curar a ressaca de forma rápida com ingredientes naturais saborosos que vão te deixar “novinho em folha”.

Formas de consumo

Para quem está de estômago revirado por conta da ressaca, adicionar uma colher de chia e uma opção para “forrar” o estômago sem fazer uma refeição sólida.

Já para quem quer potencializar as propriedades “anti-ressaca” ingredientes como suco de laranja ou água de coco, podem ser adicionados em substituição a água.

Suco de Inhame com limão para curar a ressaca e desintoxicar

Garrafas-de-suco-detox-indicados-para-curar-a-ressaca-rapido


O inhame é desintoxicante e depurativo, ele favorece a eliminação de toxinas do organismo de maneira natural e eficiente, enquanto o limão é um antioxidante potente rico em vitamina C, nada melhor para curar rápido a ressaca do que uma limpeza completa.

Ingredientes

1 inhame cru de tamanho médio

2 limões 

1 litro de água

Açúcar à gosto

Modo de preparo

Descasque o inhame sob água corrente, corte-o em pequenos pedaços e leve ao liquidificador com o limão cortado em rodelas, podem ser usados limões descascados ou com casca, para quem preferir um sabor mais próximo de limonada suíça.

Acrescente a água e alguns cubos de gelo, bata bem e coe, adicione açúcar a gosto.

Formas de consumo

O inhame não fornece sabor ao suco só deixa ele mais encorpado, como uma limonada grossa. Pode ser adicionado ingredientes como gengibre e hortelã, para potencializar a refrescância e os benefícios.

Chá de boldo para ressaca

Xícara-de-chá-feito-com-boldo-planta-medicinal-que-ajuda-a-curar-a-ressaca-rapido


O boldo possui ação depurativa, diurética, antioxidante e antiinflamatoria, além de ser um estimulante das funções do fígado e da vesícula.

O gosto pode não ser dos melhores, mais seus benefícios com certeza vão te ajudar a curar a ressaca rápido.

Ingredientes

3 folhas de boldo frescas ou secas

200ml de água

Modo de preparo

Leve a água ao fogo, assim que levantar fervura adicione as folhas de boldo e desligue o fogo, tape e deixe repousar por no mínimo quinze minutos antes de consumir.

Formas de consumo

O chá de boldo para ressaca pode ser consumido quente ou em temperatura ambiente, adoçar não é recomendado. Não deve ser tomado mais que três porções ao dia.

O boldo tem seu consumo contraindicado para gestantes e pessoas com problemas relacionados as vias biliares.

Qual a melhor maneira de curar a ressaca rápido

Texto-melhor-forma-de-curar-a-ressaca-rapido


A melhor maneira de curar a ressaca rápido e se hidratar, dessa forma o organismo consegue se livrar das toxinas resultantes do consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Beba muito líquido, água, sucos naturais e de frutas, descanse e evite emendar uma festa em outra, seu corpo precisa de repouso e o consumo frequente de álcool pode gerar problemas crônicos e dependência.

O que fazer no caso de ressaca frequente

Texto-indicando-que-e-possivel-ao-inves-de-buscar-como-curar-a-ressaca-rapido-pode-ser-necessario-buscar-ajuda-online-ou-presencial-para-o-tratamento-do-alcoolismo


Caso perceba que você ou alguém do seu convívio está buscando formas de curar a ressaca mais vezes do que gostaria, não hesite em pedir ajuda, o alcoolismo e uma condição séria e existem profissionais e organizações competentes capazes de fornecer o apoio necessário sem julgamentos.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde sobre o alcoolismo, o consumo nocivo do álcool e responsável por 3 milhões de mortes no mundo anualmente, o que representa 5,3% das mortes contabilizadas por ano no planeta.

Das mortes de pessoas jovens entre os 20 e 39 anos, 13,5% são provocadas pelo consumo de álcool. Outro dado assustador e que, 5,1% de todas as lesões e doenças do planeta são causadas pelo consumo de álcool.

Eu paro quando quiser” ou “se eu quiser eu paro” são frases vazias, o alcoolismo é doença e requer tratamento, não se iluda.

Centros de Atenção Psicossocial do SUS

No Brasil o SUS conta com programa de apoio gratuito para dependentes alcoólicos ou de outras drogas, que funciona através dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

O acesso aos tratamentos ofertados nos CAPS pode ser feito através de uma unidade básica de saúde (UBS), ou por encaminhamento de uma unidade emergencial.

Os CAPS funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Alcoólicos Anônimos (A.A)

O Alcoólicos Anônimos (A.A) é uma irmandade como eles mesmos se denominam, que tem como lema, manter-se sóbrio e ajudar outros alcoólicos a manterem a sobriedade também.

No Alcoólicos anônimos não há cobrança de mensalidades ou taxas e a irmandade possui um caráter acolhedor, onde você pode buscar ajuda e compreensão sem julgamentos.

No site dos Alcoólicos Anônimos é disponibilizada uma lista com os locais de reuniões presenciais dos grupos do A.A, e também uma lista de links para participar de grupos do A.A online.

Não importa a idade ou o sexo o alcoolismo pode afetar qualquer um, não há vergonha alguma em pedir ajuda se as ressacas se tornarem frequentes. 

Pense nisso.




O que você achou deste artigo?

Postagem Anterior Próxima Postagem