Plantas para apartamento: Espécies para decorar interiores

Plantas para apartamento e ambientes internos.

Plantas para apartamento, colocar esse item na lista de compras gera uma satisfação imensa, e se você chegou na parte de decorar o seu apê, conta com a gente para te ajudar.

Se pretende cultivar plantas para ambientes internos, prefira sempre as de sombra parcial ou que se desenvolvam apenas recebendo luz indireta.

Mas se está procurando plantas para cultivar na varanda do apartamento, você pode gostar de ler sobre árvores frutíferas em vasos, dependo da quantidade de luz solar que receba ficarão incríveis.

Quem ama um espaço verde sempre dá um jeitinho de cultivar a própria urban jungle, seja com plantas em vasos, plantas pendentes ou jardins verticais, o importante é, escolher as melhores espécies para o projeto e deixa-lo com a sua cara.

Se a área onde pretende cultivar não for tão grande, não se preocupe, colocamos espécies de plantas ideais para apartamento pequeno na nossa lista e com certeza alguma vai ganhar seu coração.

As suas escolhas devem levar em conta não só as espécies que vai cultivar, mas também o estilo da decoração, os tipos de materiais usados em vasos para plantas grandes e pequenas, e claro as características arquitetônicas.

Afinal o posicionamento adequado das espécies vegetais no ambiente, vai fazer com que o plantscaping fique harmonioso e valorize as características positivas do apartamento, assim como desviar a atenção de pontos menos relevantes.

Plantas para apartamento: Espécies ideais para paisagismo de interiores

Conheça agora as espécies que não saem de moda e fazem a cabeça de quem ama decorar com estilo e personalidade, plantas para ambiente fechado cheias de simbolismo e significação.

As plantas de sombra necessitam no mínimo de duas horas diárias de luz solar indireta, então para que o seu paisagismo de interior seja um sucesso, nada de coloca-las em ambientes que não tenham entradas de luz natural.

Zamioculcas Zamiifolia, ZZ plant 

Plantas do Feng shui, usadas na decoração de apartamentos e ambientes internos, Zamioculca, Zamioculcas-Zamiifolia.

Zamioculca, começamos por essa linda, que além de ser resistente e longeva, integra a lista de plantas do Feng shui, conhecida como a planta da fortuna e boa sorte, atrai paz e prosperidade ao lar.

Que tal uma espécie com essas credencias, para decorar a sua casa?

Zamioculca como cuidar

Plantas dessa espécie tem a capacidade de armazenar água nas raízes e folhas, portanto as regas devem ser espaçadas e o substrato ter boa drenagem.

Escolha um substrato rico em matéria orgânica, a Zamioculca não é exigente quanto a adubação que pode ser feita com o uso de NPK ou adubos orgânicos.

Prefira vasos resistentes para que durem mais, já que as raízes são robustas e podem danificar recipientes de material frágil.

O local ideal para cultivar Zamioculca não deve receber sol diretamente, já a luminosidade pode ser média ou baixa.

Por ser de crescimento lento e na fase adulta chegar a pouco mais de um metro, a Zamioculca é uma planta perfeita para apartamento pequeno ou amplo.

Árvore da felicidade

Plantas para ambientes internos, Árvore da felicidade, Polyscias guilfoylei.

Nada melhor para o paisagismo de interiores, do que uma espécie com esse nome tão sugestivo.

De acordo com uma antiga crença japonesa, a árvore-da-felicidade, atrai boas vibrações para os ambientes em que são cultivadas, enchendo-os de alegria, positividade e prosperidade.

Quando cultivado o gênero feminino (Polyscias fruticosa) e masculino (Polyscias guilfoylei) da árvore-da-felicidade no mesmo vaso, acredita-se que auxilie no equilíbrio das energias yin e yang, atraindo boa sorte e favorecendo as realizações.

Compartilha esse artigo com um amigo especial, já que segundo a lenda, não funciona se você mesmo comprar, a sua árvore deve ser recebida como um presente de quem te quer bem.

Árvore-da-felicidade como cuidar

Quando plantada no solo a árvore-da-felicidade-pode chegar a 3 metros de altura, mas em vaso se desenvolve bem menos, e vai ficar perfeita no seu apartamento em um recipiente de tamanho médio.

O solo deve ser rico, drenável e com bastante matéria orgânica, as regas devem ser espaçadas para evitar excessos, a adubação da árvore-da-felicidade deve ser feita no período da primavera e do verão.

O local ideal para cultivar a árvore-da-felicidade, é aquele com luz solar indireta, pode ser a planta ornamental que faltava para completar a decoração da sua sala de estar.

Lírio-da-paz

Plantas para paisagismo e decoração de interiores Lírio da paz, Spathiphyllum wallisii.

O queridinho do plantscaping para compor decorações no estilo clean.

Uma planta linda e cheia de simbolismo místico, acredita-se que o Lírio-da-paz tenha capacidade de purificar o ambiente, deixando ele livre de negatividade, assim como as pessoas que frequentam o local.

Lírio-da-paz como cuidar

O espaço ideal para cultivo do lírio-da-paz não deve receber luz solar direta, apenas luminosidade, que pode ser baixa, moderada ou alta.

O substrato para cultivo não deve reter água em excesso, a adubação deve ser feita semestralmente com adubo orgânico e mensalmente com pequenas quantidades de adubo NPK diluído em água.

Quando cultivado em vaso o Lírio da paz tem o tamanho médio de 40 centímetros, é a planta ideal para apartamento pequeno, com decoração limpa e harmoniosa.

Bambu-da-sorte

Plantas para ambientes fechados, Bambu-da-sorte, Dracaena Sanderiana.

Muito popular entre os chineses, e por essa banda do globo também, diga-se de passagem.

Acredita-se que o Bambu-da-sorte atraia prosperidade, favoreça as realizações e encha o ambiente de energia positiva.

Como se essas características já não fossem suficientes para ganhar um espaço na urban jungle de qualquer pessoa, ele é de uma beleza ímpar, deixando qualquer estilo de decoração interna com um ar de elegância e sofisticação.

Bambu-da-sorte como cuidar

O local ideal para cultivar Bambu-da-sorte não deve receber luz solar direta, já que suas folhas são delicadas e se queimam com facilidade, um ambiente com luz indireta é o indicado.

Apesar de também ser comumente cultivado na água o Bambu-da-sorte não gosta de solos encharcados, mantenha a rega sem exagerar, quanto a adubação, esterco bovino e húmus de minhoca a cada 60 dias é o suficiente.

O Bambu-da-sorte (Dracaena Sanderiana) pode chegar a um metro e meio de altura no máximo, o que mantém ele na nossa lista de espécies de plantas para cultivar em apartamento pequeno.

De acordo com o Feng shui, a quantidade de hastes de Bambu-da-sorte cultivadas em um mesmo recipiente aponta para simbologias diferentes, por exemplo:

1; sorte 
2; sorte no amor e união
3; vida longa, felicidade e riqueza
4; afasta os problemas de saúde
5; ânimo, fartura e criatividade
6; Harmonia, sorte e prosperidade
7; saúde
8; fertilidade e crescimento
9; sorte (de novo)
10; plenitude.

Reza a lenda que um arranjo de Bambu-da-sorte recebido como presente, faz dele um amuleto bem mais poderoso, se assim que recebe-lo você amarrar uma fita vermelha unindo as hastes.

Antúrio

Plantas para apartamento e decoração de ambientes internos, Antúrio roxo e Antúrio rosa, Anthurium.

É uma planta com vários significados, que podem variar de acordo com as suas cores, por exemplo:

Antúrio verde; saúde e harmonia.
Antúrio amarelo; ânimo, divertimento e alegria.
Antúrio vermelho; paixões intensas, favorecimento da energia conjugal.
Antúrio branco; pureza, tranquilidade, inocência, paz e ingenuidade.
Antúrio rosa; amor, carinho e parceria.
Antúrio roxo, sensação de imponência e nobreza.
Antúrio preto; perfeito para os ambientes profissionais, transmite a sensação de probidade, austeridade e confiança.
Antúrio marrom; segurança e confiabilidade.

Antúrio como cuidar

Os Antúrios possuem aquele ar de flor artificial, e sempre ficamos na dúvida se são de verdade quando vemos um bem cuidado.

Mas não tem mistério, para que o seu fique lindo basta que não receba sol diretamente, a proximidade com uma janela já é o bastante.

A adubação deve ser feita mensalmente, com adubos orgânicos, a rega deve ser apenas para manter o solo úmido.

Antúrios podem variar de tamanho entre trinta centímetros e um metro de altura, por suas características de cultivo são plantas perfeitas para ambiente fechado, mas também podem ser cultivados em jardins sob a proteção de outras espécies.


O cultivo de plantas em ambientes internos, aliado a estilo e bom gosto, promove a valorização de qualquer espaço seja ele uma casa grande ou um apartamento pequeno.

Para que qualquer paisagismo de interiores dê certo tem que haver concordância entre o espaço disponível, a iluminação natural e as plantas que serão inseridas no local, com esses três pilares em mente não tem como o seu plantscaping dar errado.

Misture plantas com cores e texturas diferentes, decore com o seu jeitinho e seja feliz, tanto montando quanto curtindo seu urban jungle.


O que você achou deste artigo?

Postagem Anterior Próxima Postagem